Dezembro

Dezembro era o tema preferido que o Roberto lançava aos seus alunos para que eles se interrogassem e descobrissem por si próprios a fotografia. Tema difícil, pois será que Dezembro é só o Natal, luzes e família? Talvez compras, luzes e reflexos? Não sei. Mas Dezembro tem tudo que qualquer mês pode ter, só que é Dezembro e por isso no lugar que vivemos, é Inverno. O que podemos descobrir num dia frio e com sol? E noutro dia também frio, mas cinzento e com chuva e vento? Caras de pessoas  fustigadas pelo vento gélido,  uma lágrima de amor num dia cinzento e triste?  Bem, também há gente feliz a sair das lojas carregados de sacos com compras , caras sorridentes e alegres para os que têm prazer em estar feliz nesta quadra do Natal. Nuvens desfraldadas atravessadas por mágicos raios de sol. Um pingo de água que cai e por momentos transforma um reflexo. A neblina matinal que traz uma imagem mágica de outro mundo.O tema Dezembro mexia com as cabeças dos alunos e movia montanhas.
Enfim, escolhi esta foto que tirei ao Roberto há muitos anos atrás, pois nesta foto ele procurava Dezembro. Viva o Dezembro!

5 comentários:

  1. Ao ler este texto, voltei cerca de oito anos atrás, quando tive o prazer de fazer este exercício. Para mim na altura, acabou por ser mais um exercício de uma das dez cadeiras que tínhamos de concluir, e onde a pressão dos prazos de entrega por vezes não nos deixava tirar partido e perceber a essência dos exercícios. Percebo agora que a simplicidade deste exercício, é apenas aparente, pois para captar imagens que consigam ter a força de comunicar sem palavras, só é possível com inteligência, emoção, sensibilidade e paixão pela fotografia.


    Obrigada Roberto, pelo que me ensinas-te e Obrigada Raul, pelo que me continuas a ensinar.


    Lov U
    Sílvia s.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Sílvia por este belo comentário:)
    Quando estamos a fazer as coisas não conseguimos perspectivar tão bem como o fizeste agora.Tudo que disseste sobre este assunto é verdade e comoveu-me.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. ...tb me lembro do meu trabalho sobre este tema!... :)* foi dificil mas o resultado foi bom com a ajuda do SEMPRE Roberto!... :)* FELIZ DEZEMBRO, FELIZ 2011!!! :) Muitos beijinhos Raul!! :)**** SAUDADES

    ResponderEliminar
  4. Bonita recordação. O Dezembro será sempre dele.

    ResponderEliminar