O prazer de fotografar

A milha filha interrogou-me sobre a fotografia da mesma forma que há muitos anos, quando comecei a seguir as passadas do meu mano, a quem homenageio aqui, perguntei a mim mesmo: como conseguir as belas fotografias que ele fazia? A minha Nikkormat equipada com belas lentes intermutáveis, a 50mm, 28mm e uma 105mm, que ele me ofereceu, não conseguia por si só resolver os problemas com que me deparava para conseguir pelo menos pela primeira vez um fotograma pleno. Quando observava as fotos que ele trazia da rua, dos ensaios do Ephedra (grupo de Rock/Jazz Sinfónico dos anos 70 que me marcou e enriqueceu a música portuguese nesses saudosos anos, as fotos de noites tertúliantes e estonteantes no antigo e popular Bairro Alto, na altura mais na onda de vinho tinto e gentes portuguesas, tentava perceber o porquê de umas serem fotografias especiais e outras serem apenas imagens captadas por uma maquina. Foi preciso em primeiro lugar perceber como dominar a Luz usando a velocidade e o diafragma, sendo que a escolha da melhor hora de luz e as condições da mesma tambem "entram no baralho". Depois, manusear o foco, a objectiva (lentes) e a profundidade de campo, tudo isto para decidir o que deixamos fora ou dentro do enquadramento. Ainda hoje estou sempre à procura de fazer melhor; entretanto esqueci-me da mensagem que eu queria passar à minha filha, que é a razão desta foto do Roberto. Vejam o PRAZER e o SORRISO com que ele está no momento em que vai fotografar. Pode aplicar-se esta "nota" à arte de cozinhar, trabalhar em madeira, etc..etc.
Obs: isto é só uma confissão que achei engraçado partilhar. A minha primeira ferramenta de aprendiz de fotógrafo, foi perceber e depois começar a utilizar a informação que vinha nos rolos de película - 5 ou 6 imagens do Sol, Neve, Meio Sombra, Sombra, Escuro, juntamente com a informação da abertura (diafragma) que se devia usar para obter uma boa foto a uma velocidade de 60/125 com que trabalhavam (por defeito) as camaras baratas antigas:)
Boas fotos a todos....e em especial à minha filha!

16 comentários:

  1. e com que ternura ele segura a câmera...
    Preciosa imagem!

    "PRAZER e o SORRISO", sempre!

    Oi Raul,
    sou a li
    :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Raul,

    Sou amiga de muitos que aqui estão. Vim pela sugestão do Jorge como também foi ele que ao seu irmão me apresentou por meio do livro que escreveu, mas principalmente pelo simples encantamento que se irmão era e ainda é capaz de causar, e claro pela vontade de conhecer você seu trabalho e mais um novo olhar de alguém que tem paixão pelo fotografar.

    beijos e prazer em conhecê-lo.

    ResponderEliminar
  3. Viva Raul e bem vindo à blogoesfera.
    Espero que seja para ficares.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. ...quis dizer, amigos. Ainda estou um pouco verde nestas ferramentas:)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela homenagem,

    Um beijo,

    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Raul, pai e Sofia, filha, hoje em dia todos viraram fotógrafos, pois até telefone fotografa!!! Forte abraço e muito sucesso nas FOTOS e no Blog!

    ResponderEliminar
  7. Tio!
    Q boa decisao a de criar um blogue! Assim sinto-me mais perto de si :) vou começar a vir todos os dias espreitar a ver o q ha de novo.. nao deixe q o trabalho interrompa este excelente ideia!
    beijinhos da sobrinha Mariana

    ResponderEliminar
  8. Tio agora que fez um blog, acho que o devo acompanhar. Fiz um também. nabandademoebius.blogspot.com .
    Os Barbosas estão de volta a blogosfera, hehehe...
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Agora a coisa da foto complicou-se...
    Devo dizer-lhe que há muito tempo tenho por cartilha um blog do seu Irmão (que não tive oportunidade de conhecer pessoalmente, mas que mora assim no meu imaginário, sempre de sorriso rasgado)onde a imagem nos surge em foto de telemóvel.
    Um expressivo e vibrante exemplo que primeiro é o olhar, o carinho, o detalhe, a alegria, a atenção de que fotografa e só depois essas coisas do diafragma, das lentes xpto...
    Vou ficar por aqui e acompanhar o seu trabalho, sim?
    Não se deixe intimidar! Não se fazem comparações: prolonga-se a amizade!
    Felicidades!

    ResponderEliminar
  10. Estás a falar sózinho, ó grande expresso do oriente? Humm...?! Eh pá, isso tá bom...

    ResponderEliminar
  11. A coisa começa bem...
    Vou acompanhando então com o desejo que nos vás trazendo coisas boas.
    ico

    ResponderEliminar
  12. Boas imagens e melhores memórias!
    Um abraço
    António fs

    ResponderEliminar
  13. Para que serve saber essa coisas todas técnicas se não se têm aquele olhar cirúrgico que ele tinha? Aquele prazer de fotografar? A emoção e satisfação em cada clique? Aprendi muito com ele, mas não sei fotografar.
    Conheci hoje o teu blogue, e devo dizer que estou bastante contente, parece-me que afinal o talento fotográfico não corria só na veia dele.

    Beijinhos

    ResponderEliminar