Cartuxa, 1975

Foram momentos de grande excitação para mim. Um Portugal novo e virado para um futuro incerto mas em liberdade, surgia no horizonte de muitos jovens que já podiam sonhar com uma vida sem se tornarem obrigatoriamente soldados. As antigas colónias no ultramar lutavam pela sua independência e Portugal seguia em frente para um futuro mais ligado à Europa e aberto a um mundo novo que até aí estava de costas viradas para nós. Um grupo de amigos ligados à música, fotografia, pintura e outras artes, abertos a novas ideias e experiências, decidem percorrer o país à busca de iguarias, vinhos, queijos, enchidos e trazer para a mesa deste espaço algo que só tínhamos no país profundo. Para que não fosse só um lugar em que os comensais se refastelavam com belas receitas, umas tradicionais e outras provenientes de livros de receitas dos familiares desta malta, um bar mesmo ao lado prolongava as conversas e tertúlias nas noites frias ou quentes, na companhia de uma bela livraria de música gravada e frequentemente pela noite dentro tínhamos o prazer de escutar belas bandas de Jazz, Rock Sinfónico ou Musica Popular Portuguesa. Este espaço foi uma referencia na minha vida e certamente de muitos outros.

2 comentários:

  1. Estou a conhecer aqui muita gente. Esta foto é "nova". Tens mais? Ainda bem que foi referência para alguém...

    ResponderEliminar
  2. Para mim também foi uma referência e um marco na minha juventude. Grandes momentos, boas recordações...

    Luís (Km)

    ResponderEliminar